Repórter da Revista.ag / gusilva@redegazeta.com.br
Publicado em 18 de novembro de 2021 às 15:04
Reservar um momento do dia para cuidar da pele, dos cabelos, fazer a limpeza facial ou a massagem relaxante... A rotina de autocuidado se tornou ainda mais presente na vida das pessoas durante a pandemia do coronavírus. O cuidar de si, e isso também inclui o zelo com a mente, é fundamental. E as pessoas começam a entender que o uso de dermocosméticos em uma rotina de skincare vai muito além da beleza, é um hábito de prevenção e autocuidado. Mas quais serão as tendências desse mercado para as próximas décadas?
Entre as principais que os especialistas têm observado são relacionadas à visão da saúde de forma holística e à mudança de hábitos de consumo, tanto na escolha dos produtos, quanto na experiência de compra e uso. Roberta Sant’anna, diretora da L’Oréal Cosmética Ativa, conta que estamos constantemente expostos aos fatores internos e externos que se refletem na saúde da nossa pele e cabelos.
Ela conta que além de buscar cada vez mais produtos multibenefícios, com segurança e eficácia comprovada, também veremos as redes de farmácia se tornando hubs de serviços e a experiência digital apoiando o consumidor não apenas na experimentação, mas principalmente, potencializando o acesso à saúde (como a telemedicina) e a educação sobre pele e cabelos, como os aplicativos de serviços. "Um dos nossos principais projetos para 2022 envolve a tecnologia da telemedicina, que irá acelerar ainda mais a digitalização e o alcance médico da Dermatologia no país", conta.
Outra tendência consolidada é o Clean Beauty, movimento que prioriza o uso de produtos de beleza sem toxinas e que não prejudicam a pele, o cabelo ou o planeta. Para se enquadrar na categoria 'limpo', o produto não deve ter ativos que podem causar malefícios à saúde e à pele, como alterações hormonais, irritação cutânea e câncer, além de ser proibido o uso de parabenos, ftalatos, sulfatos e fragrâncias sintéticas.
"Há alguns anos, já havíamos mapeado a Clean Beauty dentre as grandes tendências e cada vez mais vemos uma preocupação genuína com os impactos ambientais e sociais. Entendemos que o conceito de 'Conscious Beauty' faz muito mais sentido com o atual contexto, pois os consumidores que já vinham buscando por produtos naturais, passaram a ter uma visão mais consciente em busca de uma vida (e aparência) mais saudável, mais prática e autêntica, na qual suas belezas, das mais diversas possíveis, pudessem estar refletidas nas ofertas de produtos", diz Roberta.
Roberta Sant’anna, diretora da L’Oréal Cosmética Ativa
Viviane Pepe, diretora de Comunicação da Avon Brasil, conta que a empresa tem investindo em estudos do setor e de comportamento do consumidor para oferecer uma experiência relevante diante dessa nova realidade. "Nossas pesquisas nos mostraram a transformação, a ressignificação e os novos olhares para diversos temas como: autoestima, maquiagem, cuidados com a pele, fragrâncias, e a relação emocional das consumidoras com essas categorias em tempos desafiadores".
A executiva explica que o consumo de beleza é um radar de muitas tendências de comportamento, mas uma tem se destacado: a de produtos multifuncionais. "O skinimalismo, que une skincare e minimalismo, é um novo movimento na categoria onde o 'menos é mais', com o uso de menos itens, mais funcionais e capazes de substituir aquela rotina cara e complexa a partir de produtos tecnológicos, de alta performance a um bom custo-benefício".
Uma pesquisa recente da Avon Global indicou que apenas 10% das mulheres usam mais do que cinco produtos para a pele do rosto por dia. Já 64% das entrevistadas não aplicam mais do que três. O mesmo movimento se reflete na categoria de maquiagem, como já é possível observar em produtos 2 em 1, por exemplo. "Em nosso portfólio já temos desenvolvimentos e lançamentos de produtos multiuso, que podem, por exemplo, ser usados nas bochechas e boca, além de produtos para atender a diversidade de peles e necessidades das brasileiras", diz Viviane Pepe.
Viviane Pepe, diretora de Comunicação da Avon Brasil
Há uma conscientização dos consumidores com a procedência dos produtos e suas formulações. Ao longo dos últimos anos, a companhia observa que especialmente as novas gerações têm se engajado cada vez mais em relação a questões sociais e se mostrado conscientes sobre como suas escolhas de consumo podem minimizar danos e gerar impacto positivo no mundo.
"E podemos comunicar que foi antes mesmo da aceleração desta tendência que Avon foi pioneira e se tornou a primeira marca global a banir testes em animais, há mais de 30 anos. Além disso, todos os produtos são dermatologicamente testados e passam por criteriosos estudos globais antes de serem lançados. Para nós, é urgente colaborar em prol do ambiente, da dignidade das pessoas e da transformação da sociedade", ressalta Viviane Pepe.
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